terça-feira, 17 de junho de 2014

FRUTAS VERMELHAS E SEUS BENEFICIOS Á SAÚDE

A goji berry é um superalimento de origem asiática com 50 vezes mais vitamina C do que a laranja
As berries, ou frutas vermelhas, são grandes aliadas da saúde. Ricas em propriedades antioxidantes e antiinflamatórias, elas são pouco calóricas, excelentes fontes de vitaminas, minerais e fibras, além de fontes de compostos bioativos. “Têm o poder de atrasar o declínio cognitivo em até 2,5 anos, segundo pesquisas, reduzindo doenças como o Parkinson e Alzheimer, por exemplo. São capazes, ainda, de agir na redução do colesterol, no fortalecimento do sistema imunológico e na prevenção de doenças cardiovasculares”, afirma Bruna Murta, nutricionista da rede Mundo Verde.

O consumo das berries deve ser regular, na forma de polpa congelada, in natura ou desidratadas. Isso aumentará o aproveitamento de seus benefícios. Esses superalimentos têm cascas cujas colorações vão de vermelho a arroxeado. Alguns exemplos deles são a amora, a framboesa, o morango, o mirtilo, a cereja, a uva escura, a cranberry, o açaí, a romã, a ameixa, a jabuticaba e a goji berrie. As frutas vermelhas são ricas em antioxidantes como antocianinas e flavonóides, além de concentrar alto teor das vitaminas C e E. “Essas são as substâncias responsáveis por neutralizar a ação dos radicais livres, moléculas responsáveis por causar danos ao organismo, combatendo o envelhecimento precoce e reduzindo os riscos de diabetes, do desenvolvimento do câncer e de doenças cardíacas, além de atuar na melhoria das funções cerebrais, da imunidade e da visão”, ressalta a nutricionista da mundo Verde.

O destaque entre as frutas vermelhas é a goji, fruta vermelha de origem asiática usada milenarmente na tradicional medicina chinesa. É considerada superalimento devido ao alto teor de vitamina C – são 2500mg em cada 100g da fruta seca, e de antioxidantes como o ácido elágico, antocianina, proantocianidinas.  Estudos associam o consumo regular da porção diária indicada de goji a diversos benefícios à saúde. “A ingestão de 20 a 30g (um punhado) ao dia é o suficiente para aproveitar os benefícios da fruta. Seus antioxidantes neutralizam a ação de radicais livres retardando o envelhecimento.”, afirma Bruna Murta, nutricionista da rede Mundo Verde.

Esses mesmos antioxidantes fazem também com que a goji nos proteja contra doenças degenerativas. “Ela protege de doenças cardiovasculares e inflamatórias, estimula o sistema imunológico e pode ajudar a evitar diversos tipos de câncer”, continua a profissional da Mundo Verde.

A frutinha pode ainda ajudar no emagrecimento já que 21% do peso do goji é fibra o que ajuda na saciedade e é uma fruta que tem baixo índice glicêmico e por isso não aumenta significativamente a produção e liberação de insulina o que ajuda a diminuir a compulsão por açúcar.

No Brasil, o alimento pode ser encontrado na forma desidratada, que lembra passas de uvas, só que com coloração avermelhada bem mais acentuada. A goji pode ser consumida pura ou adicionada a iogurtes ou saladas de frutas. Encontrada, ainda, em pó solúvel e cápsulas.
CONTE O QUE VOCÊ GOSTA... #dicasdapatroa 

quinta-feira, 5 de junho de 2014

O GENGIBRE E SEUS BENEFÍCIOS

GENGIBRE

Benefícios do gengibre

  • Melhora a respiração
  • Alivia a tosse
  • Diminui dores de garganta e rouquidão
  • Anti inflamatório natural
  • Auxilia no emagrecimento
  • Aumenta a imunidade
  • Diminui sintomas de enxaqueca
  • Diminui cólica menstrual
  • Previne Câncer
  • Afrodisíaco
  • Melhora náseas
  • Recupera seus cabelos
Além de ser indicado para tratamento natural de gripes e resfriados, o gengibre é um aliado perfeitoda sua dieta, pois ele ajuda a reduzir a sua gordura corporal. Ele é conhecido como um importante termogênico natural e faz com que a temperatura do corpo aumente, fazendo com que o organismo gaste energia. Esse processo acelera o seu metabolismo e ajuda a queimar gorduras.

Conseguir emagrecer naturalmente é o sonho de muita gente. As opções vão desde a escolha correta de alimentos, como os carboidratos de baixo índice glicêmico ou ingredientes termogênicos até misturas milagrosas, como sucos ou chás.
O segredo destes alimentos está nas substâncias que podem acelerar o metabolismo, queimando mais calorias e gordura; evitar que o organismo armazene gordura ou ainda auxiliar no processo de digestão, evitando que o organismo absorva mais nutrientes do que precisa.

Queima toxinas - ele estimula as enzimas do fígado a trabalhar e eliminar toxina. Quando isso acontece, o sinal da saciedade vem muito mais rápido, deixando a pessoa mais satisfeita e evitando comer demais.

Ação termogênica - Quanto menos toxina, a célula trabalha melhor, deixando o metabolismo acelerado e apressando a queima de calorias. Isso faz com que a pessoa perca essas medidas mais facilmente ao longo do dia.

Dieta do gengibre com limão

Quando o assunto é emagrecer, as principais indicações giram em torno de alimentos termogênicos, que são aqueles que aceleram a queima de gorduras e alimentos com propriedades diuréticas, que diminuem a retenção de líquido. Juntar as duas funções é resultado certo. A dieta do gengibre com limão é o segredo para quem quer emagrecer rápido.


A união dos dois alimentos resulta em perda de peso, melhora na digestão, controle da fome, queima de calorias e diminuição da ansiedade.

Ingredientes

  • ½ litro de água
  • 2 colheres de gengibre ralado
  • ½ limão com casca

Modo de fazer

A receita pode ser um chá de gengibre ou um suco bem refrescante.
Para o chá, ferva a água, acrescente o gengibre e espere esfriar. Bata tudo no liquidificador. Beba em seguida, pois a casca do limão, com o tempo, pode deixar a bebida com um sabor amargo.
Para dias mais quentes, a melhor opção é o suco de gengibre gelado. Para prepará-lo, descasque o limão e bata todos os ingredientes no liquidificador com gelo. Para deixar a receita com um gostinho diferente todos os dias, é possível acrescentar hortelã e pedaços de frutas como maça e abacaxi.
É recomendada a ingestão de um litro por dia. Aliar a dieta do limão com gengibre a exercícios físicos e hábitos de vida saudáveis aceleram os resultados.

Propriedades do gengibre
A raiz é rica em cobre, potássio, magnésio, vitaminas B3, B6 e C, felandreno, cafeno e xingerona. Com esses nutrientes, o gengibre age como substância anti-inflamatória, termogênica, expectorante e digestiva.

Gengibre para combater celulite

ação anti-inflamatória do gengibre ajuda o organismo a manter a pele lisa e sem celulites. Para fugir delas, beba diariamente sucos preparados com gengibre.
O gengibre também é um ótimo remédio natural para dor de garganta, não a toa é muito comum ver professores ou pessoas que trabalham com a voz tomarem xarope ou chuparem bala de gengibre. Entre suas propriedades também é possível identificar as substâncias anti-inflamatórias, que ajudam no tratamento de infecções de dor de garganta e melhoram a fala. O chá de gengibre também é muito eficiente no tratamento para gripe, já que é descongestionante.  Suas propriedades anti-inflamatórias também são úteis para dores musculares oriundas de movimentos repetitivos ou forçados.
O tubérculo também é remédio para problemas gastrointestinais. O chá pode ser indicado para disfunções intestinais e, como suas enzimas facilitam a quebra de proteínas, é usado em dietas para acelerar a queima de calorias e emagrecer.
Entre os alimentos afrodisíacos o gengibre também faz sucesso, já que produz calor e, nos homens, aumenta a vaso dilatação, o que facilita a ereção. Já nas mulheres o efeito é diretamente no clitóris, aumentando a sensibilidade.“Estimula a lubrificação feminina e prolonga a função erétil devido a sua ação estimulante no sangue”. Fica a dica para quem quer colocar fogo na relação amorosa.

Como consumir gengibre
Nunca esquente o gengibre. Se ele for exposto ao calor, todos os benefícios dele irão embora. O ideal é que ele seja consumido fresco e cru, in natura ralado, em chá em pó ou em bala Você pode ralar pedaços dele em saladas ou batê-lo em sucos variados. Para quem quer emagrecer, é indicado consumir chá de gengibre pelo menos três vezes ao dia.
Contudo, também é preciso cautela. “Tudo tem que ter equilíbrio, quem come demais o alimento sente fortes incômodos no estômago. O indicado são dois pedaços de cerca de 3 cm diariamente, o que dá por volta de 2 colheres de chá do gengibre ralado”. Outra dica: coloque essa quantidade da raiz ralada em uma jarra de água e beba durante o dia inteiro.

Diferente dos outros chás, esta receita com gengibre fica doce e agrada paladares. O cravo e a canela disfarçam o sabor picante do gengibre.

Ingredientes:

  • 2 colheres de sopa de gengibre picado;
  • 1 fatia de limão;
  • 4 colheres de sopa de açúcar;
  • 1 ½ litro de água;
  • Cravo e canela a gosto;

Modo de fazer:

Em uma panela, coloque o açúcar até que ele caramelize. Acrescente o limão, o gengibre, a canela e o cravo. Mexa. Junte a água e deixe ferver. Coe e sirva quente.
A açúcar caramelizado por ser substituído por mel.

Gengibre contra a enxaqueca

A boa notícia para quem sofre com esse problema é que existem alguns alimentos contra enxaqueca com potencial de reduzir os sintomas e, gradativamente, preveni-los em crises futuras. Entre eles, o de mais destaque é o gengibre. “O gengibre é utilizado há séculos pela medicina oriental principalmente em função de sua ação anti-inflamatória. Seu princípio ativo mais importante é o gingerol, que bloqueia a ação de certas substâncias que causam a dor e ajuda a reduzir a inflamação”, explica a nutróloga Dr. Macella Garcez, da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN).
Rico em nutrientes importantes como potássio e magnésio, a ação do gengibre no combate aos sintomas da enxaqueca e mesmo da dor de cabeça comum está relacionada também às propriedades vásculo tônicas. “O efeito do gengibre no estímulo à circulação sanguínea já é comprovado cientificamente. Isso facilita o fluxo sanguíneo no cérebro – o que é benéfico para aliviar a enxaqueca e para prevenir outras doenças vasculares” comenta a médica.

Recupere seu cabelo com gengibre


Se bem com o passar dos anos o cabelo vai ficando inevitavelmente com menos brilho e com maior facilidade para quebrar-se, o tempo não é o único culpado, pois fatores como a má alimentação ou estresse pode contribuir para as lesões precoces.
Vejamos agora algumas recomendações para recuperar o cabelo danificado.
Para ter um cabelo forte e brilhante, você pode usar alguns produtos naturais que contenham propriedades para recuperar os cabelos danificados. Neste caso, podemos escolher dois, gengibre e gergelim, dois elementos que com o seu uso combinado podem fazer a diferença entre um bom cabelo e os cabelos danificados.
Você deve combinar uma colher de chá de gengibre com um quarto de xícara de óleo de gergelim. Misture o preparado e aplique-o no seu couro cabeludo, massageando vigorosamente. Quando tenham passado dez ou vinte minutos, retire-o com shampoo e repita o tratamento a cada semana.
O óleo de gergelim protege o corpo contra agentes nocivos, e o gengibre é um potente anti-inflamatório associado ao tratamento da caspa. Os dois, combinados nesta receita caseira para cuidar dos cabelos, irão fazer maravilhas para curá-lo. Conte aqui suas experiências. beijos #dicasdapatroa