A goji berry é um superalimento de origem asiática com 50 vezes mais vitamina C do que a laranja
As berries, ou frutas vermelhas, são grandes aliadas da saúde. Ricas em propriedades antioxidantes e antiinflamatórias, elas são pouco calóricas, excelentes fontes de vitaminas, minerais e fibras, além de fontes de compostos bioativos. “Têm o poder de atrasar o declínio cognitivo em até 2,5 anos, segundo pesquisas, reduzindo doenças como o Parkinson e Alzheimer, por exemplo. São capazes, ainda, de agir na redução do colesterol, no fortalecimento do sistema imunológico e na prevenção de doenças cardiovasculares”, afirma Bruna Murta, nutricionista da rede Mundo Verde.
O consumo das berries deve ser regular, na forma de polpa congelada, in natura ou desidratadas. Isso aumentará o aproveitamento de seus benefícios. Esses superalimentos têm cascas cujas colorações vão de vermelho a arroxeado. Alguns exemplos deles são a amora, a framboesa, o morango, o mirtilo, a cereja, a uva escura, a cranberry, o açaí, a romã, a ameixa, a jabuticaba e a goji berrie. As frutas vermelhas são ricas em antioxidantes como antocianinas e flavonóides, além de concentrar alto teor das vitaminas C e E. “Essas são as substâncias responsáveis por neutralizar a ação dos radicais livres, moléculas responsáveis por causar danos ao organismo, combatendo o envelhecimento precoce e reduzindo os riscos de diabetes, do desenvolvimento do câncer e de doenças cardíacas, além de atuar na melhoria das funções cerebrais, da imunidade e da visão”, ressalta a nutricionista da mundo Verde.
O destaque entre as frutas vermelhas é a goji, fruta vermelha de origem asiática usada milenarmente na tradicional medicina chinesa. É considerada superalimento devido ao alto teor de vitamina C – são 2500mg em cada 100g da fruta seca, e de antioxidantes como o ácido elágico, antocianina, proantocianidinas. Estudos associam o consumo regular da porção diária indicada de goji a diversos benefícios à saúde. “A ingestão de 20 a 30g (um punhado) ao dia é o suficiente para aproveitar os benefícios da fruta. Seus antioxidantes neutralizam a ação de radicais livres retardando o envelhecimento.”, afirma Bruna Murta, nutricionista da rede Mundo Verde.
Esses mesmos antioxidantes fazem também com que a goji nos proteja contra doenças degenerativas. “Ela protege de doenças cardiovasculares e inflamatórias, estimula o sistema imunológico e pode ajudar a evitar diversos tipos de câncer”, continua a profissional da Mundo Verde.
A frutinha pode ainda ajudar no emagrecimento já que 21% do peso do goji é fibra o que ajuda na saciedade e é uma fruta que tem baixo índice glicêmico e por isso não aumenta significativamente a produção e liberação de insulina o que ajuda a diminuir a compulsão por açúcar.
No Brasil, o alimento pode ser encontrado na forma desidratada, que lembra passas de uvas, só que com coloração avermelhada bem mais acentuada. A goji pode ser consumida pura ou adicionada a iogurtes ou saladas de frutas. Encontrada, ainda, em pó solúvel e cápsulas.
CONTE O QUE VOCÊ GOSTA... #dicasdapatroa